FALE COM A PREFEITURA

História

Lavrinhas é uma acolhedora e aprazível cidade do Vale Histórico do Paraíba, cercada de cachoeiras de águas cristalinas, azuladas e ao pé da Serra da Mantiqueira. Localizada a leste do estado de São Paulo, Lavrinhas fica a 215 km de São Paulo, 210 km do Rio de Janeiro e 8 km da cidade de Cruzeiro-SP.

Delimita-se com os municípios de Cruzeiro, Queluz e Silveiras, no estado de São Paulo e a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. O município é cortado por vários rios, ribeirões e córregos, os principais são: Rio Jacu, Rio do Braço e Rio Paraíba do Sul, que apresenta características de corredeiras.

Cidade histórica, Lavrinhas foi palco de vários confrontos na Revolução Constitucionalista de 1932 e até hoje atrai turistas que são guiados aos locais das antigas trincheiras.

A economia de Lavrinhas é desenvolvida por meio da agricultura e pecuária. Recém inserida em 2017 no mapa do Turismo Brasileiro e compondo também a Região Turística Picos da Mantiqueira juntamente com a cidade de Cruzeiro-SP.

Na década de 60, com a extinção das matas locais devido à exploração de carvão e lenha, uma nova atividade surgiu: a pecuária leiteira. Posteriormente, desenvolveu-se a exploração de bauxita e outros minérios, ocupando grande parte da mão de obra local, até os dias de hoje.

Nos últimos anos, com o desenvolvimento da indústria e do comércio, surgiram também alguns balneários, pesqueiros, pousadas, bares e lanchonetes que atraem pessoas de outras cidades da região para apreciar as belezas naturais da cidade, sendo as principais a Cachoeira da Pedreira, Poço Azul, Cachoeira do Major, Pedra da Mina e Pico Agudo.

O Turismo passou então a representar importante fonte de renda e de crescimento para o Município.
Recentemente o município começou a contar com uma Rampa de Voo Livre, atrativo turístico recém inaugurado, trata-se de uma rampa natural, com 876m de altitude e denominada Rampa do Jacu, por sua localização no bairro Capela do Jacu.

Lavrinhas conta hoje com sete bairros assim desenvolvidos: Centro, Pinheiros, Capela do Jacu, Jardim Mavisou e Village Campestre e ainda uma vasta zona rural onde se encontram os bairros Retiro dos Barbosa e Rio Claro. Localiza-se no estado de São Paulo, na região administrativa de São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista, integrando o Circuito turístico “Caminhos do Rio Paraíba”.

Faz parte de duas importantes rotas, a Rota Franciscana (Religiosa – rota equilíbrio – Frei Galvão) e Estrada Real (maior rota turística do país. São mais de 1.630km de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).
Possui uma área total de quase 167 Km² e delimita-se com os municípios de Cruzeiro, Queluz e Silveiras, no estado de São Paulo e a cidade de Passa Quatro, no estado de Minas Gerais.

O norte do município é montanhoso, dominado pela Serra da Mantiqueira. A Pedra da Mina, ponto mais alto do estado de São Paulo e da Serra da Mantiqueira, com 2.798 m de altitude, situa-se em parte no município, no ponto de encontro das suas divisas com Queluz e Passa Quatro. É também o 4° pico mais alto do Brasil e faz parte da travessia da “Serra Fina”, considerada a mais difícil do país.

INFORMAÇÕES GERAIS

COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Latitude: 22º 33 45 e Longitude: 44º 56 15 W
Área do município: 167 km²
População (IBGE 2017) – 7.150
Altitude: 508 m.

TOPOGRAFIA
Montanhosa.

CLIMA
Temperado, com temperaturas entre 10º e 38º C.

RIOS
O município é cortado por vários rios, ribeirões e córregos, os principais são: Rio Jacu, Rio do Braço e Rio Paraíba do Sul, esse último, apresenta características de corredeiras.

SOLO
Situa-se na Bacia Sedimentar Terciária, baseada em areia, argila e xisto.

DIVISA TERRITORIAL

ENERGIA ELÉTRICA
Elektro

SANEAMENTO BÁSICO
Sabesp

TRANSPORTE E ACESSO
O município é cortado pela Rodovia Presidente Dutra (Federal) acesso Km 22, Rodovia Júlio Fortes (Estadual) e Estrada Vicinal Fiori Biondi. A Empresa de ônibus que presta serviço ao município é a Pássaro Marrom, tanto municipal quanto intermunicipal.