E.M.E.I.E.F. “Prof. Tônico Varajão”

Antonio Carlos de Mello Varajão – Patrono da Escola
A E.M.E.I.E.F. “Professor Tonico Varajão” recebeu este nome em 14 de Agosto de 1960, nessa época era norma da administração homenagear professores falecidos, a fim de que suas vidas dedicadas e exemplares, fossem modelos aos alunos do estabelecimento de que são patronos, foi escolhido o Tonico “Antonio Carlos de Mello Varajão”, filho de José Maria Varajão e de dona Emília Ferreira de Ávila. No dia 28 de Novembro de 1997, foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto que instituiu a Municipalização do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. Com a municipalização a Secretaria de Educação Municipal passou a administrar diretamente o ensino no município o que antes era de responsabilidade do Estado. A partir de 2001 nossa escola passou a contar novamente com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. A escola é a única do bairro. O bairro de Pinheiros fica a 6 km do centro e a 4 km do bairro da Capela do Jacu o que dificulta o acesso dos alunos a outras escolas. Ela fica situada no bairro de Pinheiros na Avenida Prefeito Joaquim Novais s/n, na cidade de Lavrinhas. Atualmente a escola funciona com cinco salas de aula no período da manhã e seis salas de aula no período da tarde somando um total de 147 alunos e 22 professores PEB I, PEB II e Educação Infantil, 10 funcionários entre serviços gerais, inspetores de alunos e escriturário. Apesar de não possuir nenhum portador de necessidades especiais a escola apresenta uma estrutura física adequada, em ótimas condições, assim como os móveis nela contidos. A população escolar é heterogenia com alguns alunos vindos da zona rural. A faixa etária dos alunos é de 4 a 14 anos.

Contatos e responsáveis:
End: Av. Prefeito Joaquim Novaes, SNº, Lavrinhas – SP, 12.760-000.
Telefone: (12) 3146-1193 / 3146-3002 (Telefone Público)
E-mail: em.tonicovarajao@lavrinhas.sp.gov.br
Gestora: Tassiana Marcondes Perroni
Coordenadora Pedagógica: Gisele Estevam
Funcionamento: Das 07:00 às 17:30
Tipos de Ensino: Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Período: Manhã e Tarde
Ato de Criação: 14/08/1960
Funcionamento: Das 07:00 às 17:30
Tipos de Ensino: Ensino Infantil e Ensino Fundamental I
Período: Manhã e Tarde
Data de Instalação: 03/07/1999.