FALE COM A PREFEITURA

Campanha de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Lavrinhas iniciará a campanha de vacinação para pessoas com uma ou mais comorbidades, conforme determinado pelo Governo Estadual.

Nesta etapa, pessoas da faixa etária entre 55 e 59 poderão realizar um cadastro prévio para receber a aplicação da vacina contra a Covid-19.

O cadastro deve ser feito por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado pela Prefeitura de Lavrinhas.

A vacinação será realizada seguindo os critérios de classificação do Ministério da Saúde, que definiu quais comorbidades serão contempladas nesta fase.

Além disso, para que a aplicação da dose seja feita, é necessário apresentar comprovante e receita médica que classifique a comorbidade apresentada pelo paciente.

A lista com os grupos e as descrições sobre as comorbidades está disponível no site oficial do Ministério da Saúde, em arquivo PDF, página 27. Confira pelo link abaixo:

O formulário pode ser acessado pelo link abaixo:

Todos os dados coletados são sigilosos e para uso específico da Secretaria de Saúde.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida
• Cirrose hepática