FALE COM A PREFEITURA

Campanha de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Lavrinhas iniciará uma nova fase da campanha de vacinação para pessoas com uma ou mais comorbidades, conforme determinado pelo Governo Estadual.

Nesta etapa, pessoas com 18 anos completos ou mais poderão realizar um cadastro prévio para receber a aplicação da vacina contra a Covid-19.

O cadastro deve ser feito por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado pela Prefeitura de Lavrinhas.

A vacinação será realizada seguindo os critérios de classificação do Ministério da Saúde, que definiu quais comorbidades serão contempladas nesta fase.

Além disso, para que a aplicação da dose seja feita, é necessário apresentar comprovante e receita médica que classifique a comorbidade apresentada pelo paciente.

A lista com os grupos e as descrições sobre as comorbidades está disponível no site oficial do Ministério da Saúde, em arquivo PDF, página 27. Confira pelo link abaixo:

O formulário pode ser acessado pelo link abaixo:

Todos os dados coletados são sigilosos e para uso específico da Secretaria de Saúde.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida
• Cirrose hepática