A Cidade

Lavrinhas é uma acolhedora e aprazível cidade do Vale Histórico do Paraíba, cercada de cachoeiras de águas cristalinas, azuladas e ao pé da Serra da Mantiqueira, localizada a leste do estado de São Paulo, a 215 km de São Paulo, 210 km do Rio de Janeiro e 8 km da cidade de Cruzeiro-SP.
Delimita-se com os municípios de Cruzeiro, Queluz e Silveiras, no estado de São Paulo e a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. O município é cortado por vários rios, ribeirões e córregos, os principais são: Rio Jacu, Rio do Braço e Rio Paraíba do Sul, esse último, apresenta características de corredeiras. Cidade histórica, onde ocorreram vários confrontos na Revolução Constitucionalista de 1932 e que até hoje atrai turistas que são guiados aos locais das antigas trincheiras, hoje tem uma economia baseada na agricultura e pecuária é conhecida por possuir fontes de água mineral.
Recém inserida em 2017 no mapa do Turismo Brasileiro e compondo também a Região Turística Picos da Mantiqueira juntamente com a cidade de Cruzeiro-SP.
Na década de 60, com a extinção das matas locais, devido à exploração de carvão e lenha, uma nova atividade surgiu: a pecuária leiteira. Posteriormente, desenvolveu-se a exploração de bauxita e outros minérios, ocupando grande parte da mão de obra local, até os dias de hoje.
Nos últimos anos, com o desenvolvimento da indústria e do comércio, surgiram também alguns balneários, pesqueiros, pousadas, bares e lanchonetes que atraem pessoas de outras cidades da região para apreciar as belezas naturais da cidade, sendo as principais a Cachoeira da Pedreira, Poço Azul, Cachoeira do Major, Pedra da Mina e Pico Agudo.
O Turismo passou então a representar importante fonte de renda e de crescimento para o Município.
Recentemente o município começou a contar com uma Rampa de Voo Livre, atrativo turístico recém inaugurado, trata-se de uma rampa natural, com 876m de altitude e denominada Rampa do Jacu, por sua localização no bairro Capela do Jacu.
Lavrinhas conta hoje com sete bairros assim desenvolvidos: Centro, Pinheiros, Capela do Jacu, Jardim Mavisou e Village Campestre e ainda uma vasta zona rural onde se encontram os bairros Retiro dos Barbosa e Rio Claro. Localiza-se no estado de São Paulo, na região administrativa de São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista, integrando o Circuito turístico “Caminhos do Rio Paraíba”.
Faz parte de duas importantes rotas, a Rota Franciscana (Religiosa – rota equilíbrio – Frei Galvão) e Estrada Real (maior rota turística do país. São mais de 1.630km de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).
Possui uma área total de quase 167 Km² e delimita-se com os municípios de Cruzeiro, Queluz e Silveiras, no estado de São Paulo e a cidade de Passa Quatro, no estado de Minas Gerais.

O norte do município é montanhoso, dominado pela Serra da Mantiqueira. A Pedra da Mina, ponto mais alto do estado de São Paulo e da Serra da Mantiqueira, com 2.798 m de altitude, situa-se em parte no município, no ponto de encontro das suas divisas com Queluz e Passa Quatro. É também o 4° pico mais alto do Brasil e faz parte da travessia da “Serra Fina”, considerada a mais difícil do país.

INFORMAÇÕES GERAIS

COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Latitude: 22º 33 45 e Longitude: 44º 56 15 W
Área do município: 167 km²
População (IBGE 2017) – 7.150
Altitude: 508 m.

TOPOGRAFIA
Montanhosa.

CLIMA
Temperado, com temperaturas entre 10º e 38º C.

RIOS
O município é cortado por vários rios, ribeirões e córregos, os principais são: Rio Jacu, Rio do Braço e Rio Paraíba do Sul, esse último, apresenta características de corredeiras.

SOLO
Situa-se na Bacia Sedimentar Terciária, baseada em areia, argila e xisto.

DIVISA TERRITORIAL
Delimita-se com os municípios de Cruzeiro, Queluz e Silveiras, no estado de São Paulo e a cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais.

ENERGIA ELÉTRICA
Elektro

SANEAMENTO BÁSICO
Sabesp

TRANSPORTE E ACESSO
O município é cortado pela Rodovia Presidente Dutra (Federal) acesso Km 22, Rodovia Júlio Fortes (Estadual) e Estrada Vicinal Fiori Biondi. A Empresa de ônibus que presta serviço ao município é a Pássaro Marrom, tanto municipal quanto intermunicipal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support