Lavrinhas inicia o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O Município de Lavrinhas foi contemplado através do Governo do Estado com o PMGIRS – Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A empresa responsável para o desenvolvimento dos Projetos Sustentáveis é AGEVAP – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul e a executora do Projeto é a Cerne Ambiental. No dia 05/12/19, foi elaborado a 1° visita técnica no Município de Lavrinhas onde foi caracterizado os procedimentos adequados para o desenvolvimento do cronograma que já se encontra em andamento.

O PMGIRS – Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, consiste basicamente em um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município. É necessário que se conheça a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final.

Também é necessário a implementação de mecanismos para a criação de negócios, emprego e renda mediante a valorização dos resíduos sólidos. Portanto, a elaboração do BMG RS é condição para que os municípios tenham acesso aos recursos estaduais e federais. Desta forma, por meio deste documento, gestores municipais poderão receber ajuda financeira para realizar o manejo adequado dos resíduos sólidos. Gestores públicos municipais com visão Progressista, tem comprovado o quanto o BMG e RS tem fortalecido a economia do município. Isso porque, é criado novas fontes de negócios, gerando emprego e renda para o município. Desta forma, surgiu o mercado da reciclagem que a cada ano tem se demonstrado promissor.