Secretaria de Saúde faz abertura da campanha “Outubro Rosa”

Na última terça-feira (02/10), a equipe da Secretaria de Saúde recebeu o Prefeito Dr. Sergio Ruggeri para a abertura da campanha “Outubro Rosa”. Na ocasião o prefeito conversou com as servidoras sobre os trabalhos desenvolvidos na Secretaria e dos os recursos que estão por vir. “Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos a toda equipe pelo excelente trabalho prestado a população”, concluiu o prefeito.

A campanha tem o objetivo de incentivar a participação da população feminina para a detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. O câncer de colo de útero é o segundo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama. Entre as ações preventivas que diminuem a possibilidade de manifestação da doença, estão autoexame das mamas, avaliação ginecológica, exames especializados, cuidados com alimentação e hábitos saudáveis como parte da rotina das mulheres.

Fique por dentro de alguns dos sintomas do câncer de mama:
– Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em 90% dos casos;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no mamilo;
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída de líquido anormal das mamas.