Prefeitura de Lavrinhas solta 4 mil peixes no Rio Paraíba do Sul

Na quarta-feira (20/09), aconteceu mais uma ação em pró do meio ambiente, onde 4.000 peixes de várias espécies como, pirapitingas do sul, curimbatás de lagoa, surubins do Paraíba e piabanha, sendo quatro espécies contempladas através do “Plano de Ação nacional para conservação das espécies aquáticas ameaçadas da bacia do Rio Paraíba do Sul”, coordenada pelo ICMBio, onde foram soltos em vários pontos do Rio Paraíba do Sul, no Município de Lavrinhas-SP. Antes de serem soltos foram colocados, por alguns minutos a beira do rio para que não entrassem em choque com a diferente temperatura da água, o feito, de iniciativa de João Bosse, Secretário do Meio Ambiente, contou ainda com o vereador Geraldo Eletricista, André Barreiros Secretário de Turismo e Cultura, o arquiteto Fernando Penido e ainda os colaboradores Francisco Fonseca, Edgar, Graça e Sebastião. Importante ressaltar que, o Sr. Francisco, mais conhecido como Chiquinho, que trabalha na marcenaria da prefeitura, em 2011 foi quem possibilitou essa iniciativa. Na época, Chiquinho pescou um Surubim na presença de piscicultores da CESP, que identificaram o peixe como sendo uma fêmea, a qual foi lavada pelos mesmos com o objetivo de se reproduzir um exemplar quase em extinção. Hoje podendo colher os frutos dessa boa ação, devolvendo aproximadamente 200 espécies de surubim ao Paraíba. Se cada um fizer a sua parte, o planeta estará salvo.