Inscrição para o Encceja 2017 inicia em agosto

A Secretaria de Assistência Social de Lavrinhas informa que as inscrições para o Encceja 2017 começam de 07 a 18 de agosto, e esta é a oportunidade para concluir o Ensino Médio apenas com uma prova. As provas serão aplicadas em 8 de outubro.

O Encceja (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) existe desde 2002 e é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).  A estimativa é de 222.180 participantes no ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio. Serão 564 municípios participantes.

Antes de fazer sua Inscrição para o Encceja 2017, confira se você está de acordo com os requisitos para participar do exame:

  • Para o nível fundamental – ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas.
  • Para o ensino médio – ter no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é quem possui maiores informações sobre os exames. O Inep Encceja possui uma variação de disciplinas que são solicitadas nos exames.

Para o certificado de Ensino Fundamental as provas são estruturadas com as matérias:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e uma proposta de redação.

Já para o certificado de Ensino Médio as provas são com base em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Todas essas áreas do conhecimento do Encceja foram escolhidas a partir do currículo da Base Nacional Comum – seguindo de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Essas disciplinas podem sofrer mudanças no Encceja 2017.

A Secretaria de Assistência Social vai disponibilizar computadores, na sede do CRAS no Jardim Mavisou, para que os interessados façam suas inscrições e pesquisas de estudo.

Se preferir pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone: 3146-1955 ou acessar: http://portal.inep.gov.br/encceja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support